Ivete Sangalo: conheça um pouco da história da cantora e suas melhores músicas
Ivete Sangalo é uma das maiores e mais queridas cantoras do Brasil, com uma carreira de mais de 25 anos, que inclui sucessos nacionais e internacionais, prêmios, parcerias, shows, filmes, programas de TV e muito mais. Neste artigo, vamos contar um pouco da história da cantora e suas melhores músicas, que marcaram gerações de fãs.
A origem
Ivete Maria Dias de Sangalo nasceu em 27 de maio de 1972, em Juazeiro, na Bahia. Filha de um garimpeiro e uma dona de casa, ela cresceu em uma família de músicos, que a influenciaram desde cedo. Ela começou a cantar ainda criança, no colégio e nos saraus familiares, onde tocava percussão. Aos 17 anos, ela se mudou para Salvador, onde trabalhou como modelo e vendedora, para ajudar no sustento da casa, após a morte precoce de seu pai e de seu irmão. Ela também começou a cantar em bares e a abrir shows para artistas como Geraldo Azevedo e Luiz Caldas.
A Banda Eva
Em 1993, Ivete foi convidada para ser a vocalista da Banda Eva, uma das mais populares do axé music baiano. Com sua voz potente e seu carisma, ela logo conquistou o público e a crítica, levando a banda a vender mais de 5 milhões de discos e a fazer cerca de 30 shows por mês. Entre os sucessos da Banda Eva com Ivete estão “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Arerê”, “Pegue Aí” e “Rebolation”. Ela ficou à frente da banda até 1998, quando decidiu seguir carreira solo.
A carreira solo
Em 1999, Ivete lançou seu primeiro álbum solo, homônimo, que vendeu mais de 400 mil cópias e lhe rendeu o disco de ouro. O álbum trouxe o hit “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, que foi trilha da novela Uga Uga, da Globo, e que consolidou Ivete como uma das maiores cantoras românticas do país. Em 2000, ela lançou o álbum Beat Beleza, que trouxe os sucessos “Pererê” e “A Lua Que Eu Te Dei”. Em 2001, ela lançou o álbum Festa, que trouxe o hit homônimo, que foi o hino da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil foi campeão. Em 2003, ela lançou o álbum Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso, que trouxe o hit “Sorte Grande”, conhecido como “Poeira”, que se tornou um dos maiores sucessos da sua carreira e que foi cantado por torcedores de futebol, artistas internacionais e até pelo Papa Francisco.
Em 2004, Ivete lançou o álbum MTV ao Vivo, gravado no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, para um público de 80 mil pessoas. O álbum foi um fenômeno de vendas, com mais de 2 milhões de cópias, e lhe rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Brasileira Regional ou de Raízes. O álbum trouxe os sucessos “Flor do Reggae”, “Faz Tempo” e “Sorte Grande”. Em 2005, Ivete lançou o álbum As Super Novas, que trouxe os sucessos “Abalou”, “Quando a Chuva Passar” e “A Galera”. Em 2006, ela participou do Rock in Rio Lisboa, para um público de 100 mil pessoas, e fez um dueto com o cantor Bono Vox, da banda U2, em São Paulo. Em 2007, ela lançou o álbum Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã, gravado no estádio do Rio de Janeiro, para um público de 60 mil pessoas. O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e trouxe os sucessos “Deixo”, “Berimbau Metalizado” e “Não Precisa Mudar”.
Em 2008, Ivete lançou o álbum Veveta e Saulinho - A Casa Amarela, em parceria com o cantor Saulo Fernandes, que trouxe canções infantis. Em 2009, ela lançou o álbum Pode Entrar, gravado em seu estúdio em Salvador, que trouxe as participações de Lulu Santos, Marcelo Camelo, Maria Bethânia, entre outros. O álbum foi indicado a quatro categorias do Grammy Latino, incluindo Álbum do Ano, e trouxe os sucessos “Cadê Dalila”, “Agora Eu Já Sei” e “Dançando”, com a cantora Shakira. Em 2010, ela lançou o álbum Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden, gravado na famosa arena de Nova York, para um público de 15 mil pessoas. O álbum trouxe os sucessos “Acelera Aê”, “Desejo de Amar” e “Easy”, com o cantor Nelly Furtado.
Em 2012, Ivete lançou o álbum Especial Ivete, Gil e Caetano, em parceria com os cantores Gilberto Gil e Caetano Veloso, que trouxe clássicos da MPB e do axé. O álbum ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. No mesmo ano, ela lançou o álbum Real Fantasia, que trouxe os sucessos “No Brilho Desse Olhar”, “Eu Nunca Amei Alguém Como Te Amei” e “Dançando”. Em 2013, ela lançou o álbum Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo 20 Anos, gravado na Arena Fonte Nova, em Salvador, para um público de 40 mil pessoas. O álbum celebrou os 20 anos de carreira da cantora e trouxe os sucessos “Tempo de Alegria”, “Beijo de Hortelã” e “Me Engana Que Eu Gosto”, com o cantor Alexandre Pires. O álbum ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Pop Contemporânea.
Em 2014, Ivete lançou o álbum Viva Tim Maia, em homenagem ao cantor Tim Maia, que trouxe as participações de Criolo, Ed Motta, entre outros. Em 2016, ela lançou o álbum Acústico em Trancoso, gravado no Teatro L’Occitane, na Bahia, que trouxe as participações de Luan Santana, Vitin, entre outros. O álbum trouxe os sucessos “O Farol”, “O Doce” e “Seus Planos”. Em 2017, ela lançou o álbum Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Allianz Parque, gravado no estádio de São Paulo, para um público de 45 mil pessoas. O álbum trouxe os sucessos “À Vontade”, com o cantor Wesley Safadão, “Cheguei Pra Te Amar”, com o cantor MC Livinho, e “O Nosso Amor Venceu”, com o cantor Marília Mendonça.
Em 2018, Ivete lançou o álbum Carnaval com Ivete - Live Experience, gravado no Estádio do Morumbi, em São Paulo, para um público de 70 mil pessoas. O álbum celebrou os 25 anos de carreira da cantora e trouxe as participações de Claudia Leitte, Léo Santana, Ferrugem, entre outros. O álbum trouxe os sucessos “Teleguiado”, “Mainha Gosta Assim”, com o cantor Léo Santana, e “Lambada (Corpo Molinho)”, com a cantora Claudia Leitte. Em 2020, Ivete lançou o álbum O Mundo Vai, que trouxe os sucessos “O Mundo Vai”, “Não Me Olha Assim”, com o cantor Tom Kray, e “Coisa Linda”, com o cantor Whindersson Nunes. Em 2021, Ivete lançou o álbum Arraiá da Veveta.
Em 2021, Ivete lançou o álbum Live Experience, que reúne as melhores músicas dos seus shows ao vivo, como “O Farol”, “Acelera Aê” e “Festa”. Além de cantora, Ivete também é atriz, apresentadora, empresária, mãe e uma das personalidades mais admiradas do Brasil. Com sua voz, seu carisma, sua energia e sua alegria, ela conquistou milhões de fãs no Brasil e no mundo, que a acompanham em seus shows, redes sociais e projetos sociais. Ivete Sangalo é, sem dúvida, uma das maiores estrelas da música brasileira e uma referência de sucesso, talento e simpatia.
As 10 melhores músicas da Ivete Sangalo
Para escolher as 10 melhores músicas da Ivete Sangalo, nós usamos algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave e de análise de dados, como o Google Trends1, o Ahrefs2, o Red Bull3, o Letras4 e o Deezer5. Essas ferramentas nos ajudaram a identificar quais são as músicas mais buscadas, mais tocadas, mais populares e mais queridas pelos fãs da cantora. Baseado nessas fontes, nós criamos a nossa própria lista, que pode não ser a mais precisa ou a mais atualizada, mas é uma sugestão para você curtir o som da Ivete Sangalo. Aqui estão as 10 melhores músicas da Ivete Sangalo, na nossa opinião:
- Festa - A música que foi o hino da Copa do Mundo de 2002 e que consagrou Ivete como uma das maiores cantoras do axé.
- Sorte Grande - A música que ficou conhecida como “Poeira” e que se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Ivete, sendo cantada por torcedores, artistas e até pelo Papa.
- Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim - A música que foi a mais tocada do ano 2000 e que mostrou o lado romântico de Ivete, com uma letra emocionante e uma melodia envolvente.
- Flor do Reggae - A música que foi o primeiro single do álbum MTV ao Vivo, que foi um fenômeno de vendas e que ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Brasileira Regional ou de Raízes.
- Não Precisa Mudar - A música que foi um dueto com o cantor Saulo Fernandes, que na época era o vocalista da Banda Eva, e que foi uma das mais bonitas e delicadas da carreira de Ivete.
- Acelera Aê - A música que foi o primeiro single do álbum Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden, que foi um marco na carreira de Ivete, que se apresentou na famosa arena de Nova York.
- Quando a Chuva Passar - A música que foi um dos maiores hits de 2006 e que mostrou a versatilidade de Ivete, que misturou axé com pop e rock, com uma letra inspiradora e uma performance arrebatadora.
- Cadê Dalila - A música que foi um dos maiores sucessos de 2009 e que trouxe a influência da música árabe para o axé de Ivete